Bem Vindo

Pages

30 de ago de 2018

Pela primeira vez, Brasil sedia uma etapa do campeonato internacional de robótica

A IYRC – International Youth Robot Competition, campeonato internacional de robôs para crianças e adolescentes, realizará pela primeira vez uma etapa mundial da competição no Brasil. O “1º Campeonato Internacional de Robótica IYRC IN Brazil” será nos dias 1º e 2 de setembro, na cidade de Leme, interior de São Paulo. A competição reunirá mais de 80 equipes e 800 alunos de escolas públicas, no Clube de Campo Empyreo – Rodovia Anhanguera, KM 184 – Leme/SP. O evento, totalmente gratuito e aberto às instituições públicas de ensino, conta com o apoio da Secretaria de Educação de Leme e de empresas do setor de robótica, programação e idiomas.



A IYRC é uma competição de robótica realizada desde 2013 em diversos países. O objetivo é incentivar meninas e meninos a expandirem suas habilidades, construir robôs, participar de experiências tecnológicas através de inúmeras modalidades de competição e atividades socialmente inclusivas e idealizadas para o desenvolvimento cientifico, educacional e social de estudantes.

A IYRC faz parte da Associação Internacional de Robótica Juvenil (IYRA, em inglês, International Youth Robot Association), uma organização sem fins lucrativos, criada em 2013 e sediada em Seul, na Coréia do Sul.



Em todo mundo, os campeonatos de robótica organizados pela IYRC são destinados a crianças a partir dos 6 anos de idade e adolescentes de instituições educacionais públicas. Além da competição em si, os objetivos da IYRC são promover o compartilhamento de ideias construtivas, inovação, incentivo ao trabalho colaborativo, entre outras propostas de cunho pedagógico. No Brasil, a competição será dividida em seis modalidades diferentes de robótica.


“Queremos reunir alunos, professores de robótica e especialistas em uma competição que tem muito entretenimento, mas que envolve também soluções tecnológicas e a cultura maker – faça vocês mesmo -, e trabalha o desenvolvimento cognitivo e as habilidades socioemocionais dos estudantes. Por trás de muita diversão existe um projeto pedagógico que incentiva e capacita o aluno a analisar, contextualizar e criar soluções para o seu aprimoramento pessoal e social”, diz Rafael Oliveira, CEO da Maker Robotics, uma das empresas organizadoras do evento.


Competições

O 1º Campeonato Internacional de Robótica IYRC IN Brazil terá seis modalidades diferentes de robótica:

Boliche Júnior: destinado a crianças a partir de 6 anos e/ou matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental. As disputas serão individuais e a missão é construir e programar um robô que arremesse bolas para derrubar o máximo de pinos.

Ecobot Júnior: também individual, para crianças a partir de 7 anos e/ou matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é programar um robô para deslocar o maior número de objetos aos recipientes apropriados.

Trajeto de Obstáculos: o desafio para as crianças a partir de 8 anos e/ou matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamenta será controlar um robô, que deverá percorrer um trajeto com obstáculos no menor tempo possível.

Core-M Mission: os alunos utilizarão Kits Maker Humanoid e serão testadas habilidades como controlar remotamente um robô humanoide, passando por obstáculos, para chegar ao final do percurso no menor tempo possível. Participam desta fase alunos de 9 anos e/ou matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental.

Futebol de Robôs: cada time terá três robôs e a prova exigirá dos participantes jogar uma partida de futebol durante três minutos, utilizando robôs por controle remoto. O intuito da prova é promover o trabalho em equipe e testar as habilidades dos estudantes, que deverão construir um robô com alta estabilidade, dentro de certas especificações e controlá-lo durante toda a partida. O futebol de robôs é destinado a crianças a partir de 10 anos e/ou matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental.

Line Follower: para adolescentes acima de 9 anos de idade, cada equipe terá de 2 a 4 alunos. A missão é superar o trajeto e seus obstáculos para marcar o maior número de pontos no menor tempo possível. A equipe construirá um robô, seguindo, impreterivelmente, as regras estabelecidas pelo regulamento e disputará um jogo de 3 rodadas de 3 minutos cada. Aqui o desafio será construir e programar um robô autônomo que se movimente no traçado de uma linha (preta) na pista de competição. O Robô deverá ser capaz de superar diversos obstáculos distribuídos ao longo do trajeto.

Clique Aqui para saber mais sobre as competições que farão parte do 1º Campeonato Internacional de Robótica IYRC IN Brazil.


IYRC no Brasil

A organização do 1º Campeonato de Robótica IYRC no Brasil é uma parceria entre a IYRC, a People Tech and English, escola de ensino tecnológico e de idiomas, e a Maker Robotics, empresa que desenvolve projetos educacionais, de robótica e de linguagem de programação para a grade curricular e extracurricular de escolas públicas e particulares. A Maker Robotics representou o Brasil na edição de 2017, na Malásia, e conquistou a chancela para trazer a IYRC para o país. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Leme/SP.

2018 International Youth Robotic Competition – Brasil


 1º Campeonato Internacional de Robótica IYRC IN Brazil

 Data: 1º e 2 de Setembro de 2018

 Local: Clube de Campo Empyreo – Rodovia Anhanguera, KM 184 – Jd. Nova Leme, Leme/SP.

0 comentários:

Postar um comentário